sábado, 9 de maio de 2015

Lula responde a novo ataque de Época, agora sobre metrô na Venezuela

Jornal GGN - O Instituto Lula publicou na tarde desta sexta-feira (8) a resposta que encaminhou à equipe de reportagem da revista Época, veículo que o petista classificou como indigna de crédito. Na semana passada, Época noticiou que o ex-presidente seria investigado por tráfico de influência internacional envolvendo obras que beneficiariam a Odebretch com recursos do BNDES. Dessa vez, Época questionou Lula sobre o financiamento de um metrô na Venezuela.
Em resposta, Lula informou que os financiamentos do BNDES para a construção do metrô em Caracas tiveram início em contratação feita em dezembro de 2001, portanto, durante o governo FHC. "O valor inicial desta contratação foi de U$ 107 milhões, conforme relatório assinado pelo então presidente do BNDES, em conformidade com uma política de incentivo às exportações de serviços brasileiros."
Segundo o repórter de Época, Thiago Bronzatto, o caso do metrô é investigado tanto pelo Tribunal de Contas da União quanto pelo Ministério Público Federal. A revista quis saber o que Lula está ciente disso, além do que foi discutir com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 2009 e 2011.
Abaixo, a nota do Instituo Lula e as perguntas da reportagem de Época ao ex-presidente.
Do Instituto Lula
Recebemos nesta sexta-feira (8) novas perguntas da Revista Época (seguem abaixo) para sua edição de amanhã. As perguntas voltam para um assunto tratado pela revista em matéria publicada pelo mesmo repórter, Thiago Bronzatto, no dia 3 de abril de 2015, na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi ouvido, mesmo com a matéria se referindo ao ex-presidente (leia aqui).
Na época, o BNDES respondeu a matéria, apontando vários equívocos nela. Segue a nota, aqui. Esperamos que a revista ao repetir a matéria ao menos não repita os erros do mês passado.
Segue abaixo a resposta que foi enviada para a revista nesta tarde.
Caro Thiago,
Como deve ser de seu conhecimento, os financiamentos do BNDES para a construção do metrô de Caracas, na Venezuela, tiveram início em contratação datada de 13 de dezembro de 2001, antes, portanto, do governo do ex-presidente Lula. O valor inicial desta contratação foi de U$ 107 milhões, conforme relatório assinado pelo então presidente do BNDES, em conformidade com uma política de incentivo às exportações de serviços brasileiros. Naquela ocasião, o presidente da Venezuela, país contratante, era Hugo Chávez.
Como deve ser também de seu conhecimento, ao longo de seu governo o ex-presidente Lula manteve reuniões trimestrais com o então presidente Chávez, para tratar de temas bilaterais e regionais. O encontro a que se refere, em maio de 2009, insere-se neste quadro.
Como também deve ser de seu conhecimento, depois que deixou o governo o ex-presidente Lula continuou mantendo contatos com chefes de Estado e de Governo de outros países, nas viagens que faz ao exterior ou recebendo-os no Brasil.
Em 2011, Lula viajou para Caracas para realizar uma palestra contratada pela Odebrecht, realizada no Hotel Marriott de Caracas, às 10h do dia 2 de junho de 2011, para empresários, diplomatas e autoridades governamentais, e noticiado então pela Folha de S. Paulo. Na viagem, Lula foi recebido pelo então presidente Hugo Chávez.
O ex-presidente Lula não é parte citada em qualquer procedimento investigatório de que tenha conhecimento, por parte do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União.
Quanto aos procedimentos do TCU relativos ao financiamento de exportações de serviços brasileiros, já noticiados pela revista ÉPOCA em 3 de abril e mencionados em sua mensagem, informamos que o ex-presidente Lula não considera esta revista uma fonte de informação digna de crédito.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
***
Mensagem do repórter de Época, Thiago Bronzatto, ao Instituto Lula
Tudo bem?
Estamos fazendo uma matéria para a próxima edição da revista Época deste fim de semana sobre o financiamento concedido pelo BNDES para a construção do metrô de Caracas. Eu gostaria, portanto, de esclarecer algumas dúvidas com vocês que dizem respeito ao senhor ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Seguem abaixo as minhas questões:
1-) Em maio de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o então presidente da Venezuela Hugo Chávez em Salvador. Nesse encontro, foi discutida a liberação de uma linha de crédito do BNDES para a construção do metrô venezuelano?
2-) Naquela ocasião, o ex-presidente Lula sabia que a Odebrecht seria a responsável pela obra?
3-) Em junho de 2011, o ex-presidente Lula viajou para a Venezuela para se encontrar com o então presidente Hugo Chávez. O que foi discutido nesse encontro?
4-) Essa viagem foi paga pela Odebrecht? Por quê?
5-) O senhor ex-presidente Lula tem conhecimento de que o financiamento concedido pelo BNDES para a construção do metrô venezuelano está sendo investigado tanto pelo TCU quanto pelo MPF?
O meu prazo final é hoje às 16h.

Qualquer dúvida, estou nos contatos abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário